Categorias: Acre

Trabalhadores aproveitam feriado do 1º de Maio para garantir renda extra

Por
Da redação ac24horas

Nesta quinta-feira, 1º de maio, feriado nacional em comemoração ao Dia do Trabalhador, o que se vê em Rio Branco é um cenário dividido: enquanto parte da população aproveita o dia de folga para descansar ou viajar, muitos trabalhadores seguem na ativa, buscando garantir uma renda extra.


Em diferentes pontos da cidade, profissionais autônomos, vendedores ambulantes e motoristas mantém as atividades normalmente. Para eles, a data é uma oportunidade de aumentar o faturamento, especialmente em um momento em que muitas pessoas estão em casa e circulando mais nas ruas.


“Hoje é Dia do Trabalhador, então temos que agradecer a Deus e aproveitar. Eu mexo com bazar, vendo roupas e utensílios. Nesse feriado, dá pra ganhar um dinheirinho a mais, porque o pessoal está em casa descansando e sai pra comprar”, contou uma vendedora.


Outro trabalhador também viu no feriado a chance de fazer um extra: “O negócio é trabalhar. Quem ficar em casa o sangue coalha. Tem que fazer um extra pra manter a família, se não for pra cima do corre, não vai”.


Foto: David Medeiros

Apesar da data comemorativa, o trabalho não deu trégua. “Estamos ativos, hoje tem muito trabalho pela frente. É dia de faturar. Vamos aproveitar esse feriadão pra ganhar um dinheirinho a mais”, disse outro empreendedor.


Nem todo mundo aproveitou o feriado para trabalhar. Teve quem usou o dia para cuidar do corpo e da saúde, como dona Maria de Lourdes, que decidiu caminhar pela parte alta da cidade. “Sou dona de casa, mas tá valendo a pena aproveitar esse feriadão pra fazer um exercício”, contou.


Apesar de ser feriado nacional, o 1º de Maio nem sempre significa descanso para todos. Em Rio Branco, como em boa parte do país, muitos trabalhadores autônomos e informais seguem na ativa, mostrando que, para grande parte da população, o Dia do Trabalhador é mais um dia de trabalho.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas