Categorias: Destaque 1

No município de Acrelândia, produtor rural une café e saber para inspirar o agronegócio

Por
Da redação ac24horas

O videomaker ao ac24horas, Kennedy Santos, mostra em vídeo exibido nesta quinta-feira (1), uma história de dedicação de um homem que cede o seu tempo e conhecimento para fomentar a produção de café com aprendizado no Ramal Granada, em Acrelândia. O registro integra o projeto “Eu e Minha Cidade no ac24horas” — iniciativa patrocinada pelo Auto Posto Arena e pela Purus Net Ultra Fibra.


Vanderlei Lara, conhecido localmente como Zinho, é um dos pioneiros no cultivo do café no Acre e transformou sua propriedade de 22 hectares em um espaço de troca do saber. Ele compartilha técnicas agrícolas, acolhe produtores de diferentes regiões do Acre e promove a capacitação no setor cafeeiro, um exemplo de dedicação e compromisso com o crescimento da produção.


Ao falar sobre as visitas de produtores até a sua área, em busca de conhecimento, Zinho demonstra empolgação com o aumento de interesse pelo setor. “Estamos contentes em ver que um trabalho que começamos em 2010 agora interessa a todo mundo, que é o plantio de café”, diz.


Foto: Kennedy Santos/ac24horas

Solange Salete, produtora rural, foi aprender mais sobre o plantio com Vanderlei e pontuou que o café é boa opção de trabalho para produtores com pouca terra. “Ainda mais pra nós, que temos a terra pequena. Gado não tem como criar em 9,9 hectares. Nós só tínhamos caju, agora se você ver como está o café lá, são mais de 4 mil pés de café muito lindos”, afirmou.


“É um verdadeiro berço de futuros cultivos, símbolo da fé no amanhã que o produtor rural carrega no peito. O que vi ali foi algo poderoso: agricultores, acostumados com a lida diária, se permitindo aprender, trocar experiências e se fortalecer coletivamente. Um retrato bonito de que o saber do campo não é estático, se renova, se compartilha e se amplia”, disse Kennedy Santos, à reportagem.


Veja o vídeo completo:



 


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas