A terceira temporada da comédia Encantado’s estreou na última terça (29), um dia depois do show de 60 anos da Globo, mas nem por isso ficou de fora das comemorações. Personagens que fizeram história na emissora, como a Solineuza (Dira Paes), de A Diarista (2004-2007), e o Paulão da Regulagem (Evandro Mesquita), de A Grande Família (2001-2014), farão participações especiais ao longo dos 12 episódios.
“Quando veio a encomenda da terceira temporada, nós já sabíamos que estaria dentro da programação especial dos 60 anos. Então, aproveitamos a oportunidade para trazer personagens de que já gostávamos muito. Claro, houve uma troca com a emissora, para ver quem estava disponível, mas muitos nomes que sugerimos já bateram imediatamente”, explica a criadora Renata Andrade em entrevista ao Notícias da TV.
“Nós fizemos uma lista de quem queríamos, e escrevemos os episódios com base nessa lista. Alguns nomes mudaram ao longo do caminho, porque as datas às vezes não batem, mas felizmente conseguimos representar todo mundo que imaginamos”, completa a também criadora Thais Pontes. “De alguma forma, é gostoso saber que um dia escrevi para um personagem de A Grande Família, para uma personagem de A Diarista.”
As roteiristas admitem que é uma pressão pegar personagens criados por outras mãos e levá-los para o universo do supermercado de Encantado’s, mas que ficaram satisfeitas com o resultado. “Eu cresci vendo essas séries, como telespectadora mesmo, então eu sei qual é a deles. Não precisei pesquisar para ver como a Solineuza agia, como o Paulão falava errado, eu já sabia! Aí, ficou muito fácil. Virou, mais do que uma honra, um grande prazer”, diz Thais.
“E isso tem a ver até com as nossas escolhas, né? Quando fizemos a listinha de quem poderia estar no mercado, consideramos muito a pegada de cada personagem. Nós sabíamos, óbvio que dentro do universo do humor e dos personagens clássicos da dramaturgia, que corríamos o risco de ir para lugares que não tivessem muita identificação com Encantado’s”, completa Renata, que ressalta:
Então, justamente por esse olhar de telespectadora que a Thaís falou, entendemos quais eram os personagens que mais casariam com aquele universo. Óbvio que muita gente ficou de fora, porque também não dava pra contemplar a todos. Mas, os que nós conseguimos, ficamos muito felizes com o resultado.
Acima de tudo, as duas escritoras valorizam a oportunidade de estar na Globo justamente no momento de festa. “Quando eu nasci, a Globo já tinha aí seus 17 anos, e eu sou telespectadora desde que eu me entendo por gente. Gosto de assistir a tudo, de ficar vendo os créditos para saber quem escreveu aquilo, quem ajudou a fazer. Há 15 anos, eu nunca imaginava que isso aconteceria. Então poder fazer parte dessa celebração agora é muito simbólico, é muito importante. Poder ser colega das pessoas que estavam naqueles créditos que eu ficava vendo… Acho que foi mesmo um alinhamento cósmico”, fala Thais.
“Estar na Globo alimenta muito a criança que fui um dia, a adolescente que fui um dia. Eu era obcecada por tudo que via na TV, sempre fui noveleira, sempre assisti a todos os tipos de programação, de humor, as dramaturgias todas… Então viver esse momento, fazer parte da festa de celebração é muito louco, em alguns momentos a ficha cai e eu entendo que agora sou parte da história da TV Globo também”, valoriza Renata.
“Isso, para mim, diz muito sobre a minha experiência como telespectadora, mas diz mais ainda sobre a minha experiência como criadora, como roteirista, como alguém que está com muita vontade de contar outras histórias, além das que a gente já contou”, continua a escritora. “E eu já vislumbro, já imagino e já espero estar também na festa dos 70 anos (risos).”
A terceira temporada de Encantado’s vai ao ar toda terça e quinta, depois da novela Vale Tudo. O segundo episódio será exibido hoje, às 22h25.