Foto: Jardy Lopes
O Acre ocupa a quarta posição entre os estados com maior crescimento potencial da força de trabalho nos próximos dez anos, segundo levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), com base em dados do IBGE. O estudo considera a média da taxa de crescimento da População em Idade Ativa (PIA), composta por pessoas entre 15 e 64 anos — faixa etária considerada apta ao trabalho.
Com uma taxa projetada de crescimento de 1,44%, o Acre está entre as poucas unidades da federação com indicadores positivos, ficando atrás apenas de Roraima, Amazonas e Pará.
A maioria dos estados apresentou índices inferiores ou negativos, o que acende um alerta para o envelhecimento populacional e seus impactos sobre o mercado de trabalho e a economia.
O indicador integra o pilar “Potencial de Mercado”, do Ranking de Competitividade dos Estados, e tem importância estratégica para o planejamento de políticas públicas.
Esse indicador mede a capacidade futura de oferta de mão de obra e crescimento econômico, servindo como base para decisões em áreas como educação, capacitação profissional, desenvolvimento industrial e atração de investimentos.
Apesar da boa colocação, o Acre registrou uma leve queda em relação ao ano anterior, com variação negativa de um ponto percentual na taxa de crescimento da PIA.