Menu

Acre está entre os estados com menor número de cirurgiões do Brasil

Até dezembro de 2024, número de cirurgias realizadas atingiu marca histórica de 61,3 mil. Foto: Izabelle Farias/Sesacre
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um estudo recente sobre a distribuição de médicos no Brasil expõe uma realidade do Acre, que está entre os três com menor número de cirurgiões por habitante em todo o país. Com apenas 9,52 cirurgiões para cada 100 mil habitantes, o Acre aparece ao lado do Maranhão (9,40) e do Pará (8,73) como uma das unidades da federação mais desassistidas nesse tipo de atendimento especializado. A média nacional é de 20,89 cirurgiões por 100 mil habitantes.

O dado revela um cenário crítico, especialmente considerando a importância dos profissionais de cirurgia para procedimentos de urgência, atendimentos hospitalares e tratamentos de doenças graves. A escassez compromete não só a qualidade do atendimento, mas também a capacidade do sistema de saúde de dar respostas rápidas à população.

Anúncio

Os cirurgiões são um exemplo da desigualdade regional na distribuição de médicos especialistas. O País tinha 353.287 profissionais nessa categoria em 2024, um crescimento de 154% em uma década, mas a distribuição nacional deles é “extremamente irregular”, de acordo com o documento. O Distrito Federal (453,50 por 100 mil habitantes) e São Paulo (244,19) têm as maiores concentrações, enquanto Maranhão (68,22), Pará (70,73) e Amazonas (81,29) apresentam as menores densidades.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.