Com a oficialização da Federação entre os partidos União Brasil e Progressista, que agora se chamará União Progressista, uma mudança ocorre na Assembleia Legislativa, com a nova sigla passando de três deputados (Manoel Moraes, Maria Antônia e Nicolau Junior) para cinco, com a adição de Gilberto Lira e Whendy Lima, que atuavam no UB, se tornando automaticamente a maior bancada.
Com isso, o UP ultrapassa o PDT que tinha até então a maior bancada na casa com Chico Viga, Michele Melo, Marcus Cavalcante e Pedro Longo, totalizando 4 deputados.
Não existe nenhuma alteração na base do governo, que continua ainda com 20 deputados.
O União Brasil e o PP anunciaram nesta terça-feira, 29, o lançamento de uma federação entre os dois partidos. O grupo já nasce como o maior do Congresso e com o maior número de governadores e prefeitos, mas ainda enfrenta divergências internas entre as duas legendas e, em alguns casos, dentro até do mesmo partido. Nove estados ainda precisarão ter as presidências definidas.
Entre os estados indefinidos estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que, por serem os principais colégios eleitorais, farão parte de uma negociação envolvendo diretamente as cúpulas nacionais dos dois partidos.
Já há acordo para a divisão do comando de 18 das 27 unidades da federação. Por acordo entre as duas siglas, o União Brasil vai ter o comando do Ceará, Goiás, Amazonas, Bahia, Amapá, Mato Grosso, Pará e Rio Grande do Norte. Por sua vez, o PP indicará as presidências de Acre, Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.