Categorias: AmazonasRegião Norte

Estudante de educação física é preso por se passar por médico em Manaus

Por
Terezinha Moreira

Um estudante de educação física foi preso nessa terça-feira (29), em Manaus (AM), suspeito de exercer ilegalmente a medicina em hospitais públicos, clínicas particulares e até em atendimentos voltados a crianças em situação de vulnerabilidade. Gabriel Ketzel da Silva se apresentava como ortopedista, pediatra e clínico geral, apesar de não ter formação médica.


Segundo a Polícia Civil, ele atuava há pelo menos dois anos, inclusive como voluntário em uma fundação que oferecia atendimentos médicos gratuitos. Em um dos casos, o nome de um médico registrado em prontuário do Hospital e Pronto-Socorro da Criança, na Zona Oeste, foi usado por Gabriel para encobrir o atendimento a uma menina de 7 anos — ação confirmada por imagens de câmeras de segurança.


A investigação aponta ainda que Gabriel participava de um esquema em que médicos reais o pagavam para assumir seus plantões. Um dos nomes envolvidos, o médico Israelson Taveira, também está sendo investigado por possível participação nas fraudes.


Na casa do suspeito, a polícia apreendeu crachás falsos de médico, uniformes usados em plantões, carimbos com nomes de terceiros, uma arma falsa e um distintivo das Forças Armadas. Gabriel já havia sido preso em 2020 por se passar por tenente do Exército.


Agora, ele deve responder por exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica, estelionato contra vulnerável, falsidade de atestado e falsa identidade. O caso está sob responsabilidade do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde ele prestará depoimento.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira