Barco-hospital avaliado em R$ 4 milhões afunda no Rio Mamoré

Por
Terezinha Moreira

O barco-hospital Walter Bártolo, pertencente ao Governo do Estado de Rondônia, naufragou na madrugada desta quarta-feira (30), no rio Mamoré, em Guajará-Mirim (RO). A embarcação, que prestava atendimento médico a comunidades ribeirinhas e indígenas da região, custou cerca de R$ 4 milhões e estava em operação desde 2016.


Segundo testemunhas, por volta das 2h40, o barco foi arrastado pela correnteza e acabou afundando. Equipamentos como freezer, geladeira e boias foram vistos boiando no rio. O Corpo de Bombeiros foi acionado e confirmou que não havia ninguém a bordo no momento do incidente. Imagens registradas no local mostram a embarcação parcialmente submersa.


Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o barco havia retornado recentemente de uma missão em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim e estava atracado na margem do rio. A Sesau destacou que todas as licenças, vistorias e manutenções da embarcação estavam em dia.


As causas do naufrágio ainda estão sendo investigadas pela Polícia Militar e pela Marinha do Brasil, que acompanham o caso.


O Walter Bártolo foi adquirido por meio de uma compensação social da concessionária Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau. A iniciativa visava mitigar os impactos sociais da construção da usina e resultou na doação da embarcação totalmente equipada ao Governo de Rondônia.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira