Menu

Criado comitê para fortalecer políticas para a população em situação de rua

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Prefeitura de Rio Branco instituiu, por meio do Decreto nº 1.693, publicado nesta terça-feira, 29, o Comitê Gestor Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento das Políticas Públicas para População em Situação de Rua. A iniciativa visa coordenar ações, monitorar atividades e garantir a efetividade dos serviços prestados a esse público vulnerável, em conformidade com a Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua.

Composto por representantes de diversas secretarias municipais, conselhos e movimentos sociais, o comitê terá como missão articular parceiros, avaliar ações em andamento e planejar novas estratégias voltadas à promoção da dignidade e cidadania das pessoas em situação de rua. A criação da instância foi motivada por solicitações formais da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e da Casa Civil.

Anúncio

A política municipal segue os princípios do Decreto Federal nº 7.053/2009, que define diretrizes para garantir os direitos sociais, promover a autonomia, fortalecer vínculos familiares e garantir o acesso universal aos serviços públicos. O decreto também reforça o compromisso da gestão municipal com o atendimento humanizado, o combate ao preconceito e à discriminação, e a valorização da vida.

Entre os membros do comitê estão representantes da Defesa Civil, Saúde, Educação, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Cultura, e entidades como o Conselho Municipal de Assistência Social e os Movimentos Estadual e Nacional da População em Situação de Rua. O grupo será presidido por Ivan Francisco Ferreira, titular da SASDH.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.