Menu

PF combate garimpo ilegal no Vale do Javari para proteger indígenas isolados

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal, em parceria com o IBAMA e a Frente de Proteção Etnoambiental Vale do Javari da FUNAI (FPEVJ), deflagrou uma operação nesta semana para combater o garimpo ilegal no Rio Jandiatuba e áreas adjacentes, no interior do Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. A ação, batizada de “Operação Nidaid Isquim”, seguirá até o dia 1º de maio e tem como foco a proteção de indígenas isolados, comunidades ribeirinhas e o ecossistema amazônico.


Nos primeiros dias da operação, a força-tarefa já destruiu 16 dragas e apreendeu diversos maquinários utilizados na extração ilegal de minérios. Paralelamente, a Polícia Federal realiza diligências para reunir informações de inteligência que ajudem a identificar os responsáveis e financiadores do garimpo, além de investigar possíveis vínculos dessas atividades com o crime organizado na região.


O Vale do Javari é a segunda maior terra indígena do Brasil, com cerca de 8,5 milhões de hectares, e abriga a maior concentração de povos indígenas isolados do mundo. Nove referências confirmadas de grupos em isolamento voluntário e outras cinco em estudo compõem essa população, além de cerca de 7 mil indígenas de diversas etnias, como Matis, Matsés, Mayoruna, Marubo, Kanamary, Kulina Pano, Korubo e Tshom Dyapa.

Anúncio


A presença do garimpo ilegal nesse território representa um risco severo de contaminação por mercúrio, ameaça a preservação cultural e causa impactos ambientais profundos em uma das áreas mais intocadas da Amazônia. A operação concentra esforços em uma região estratégica para proteger a biodiversidade e os direitos dos povos originários.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress