Moradores do Beco São Pedro, no bairro Vila Betel, em Rio Branco, bloquearam a Estrada do Calafate já na região próxima ao bairro Floresta, no início da noite desta terça-feira (29), em protesto pela inércia do poder público em relação a recorrentes alagamentos. De acordo com os manifestantes, a qualquer grande volume de chuvas, o córrego que passa no beco inunda as residências.
Karine da Silva Lima, moradora do beco há 30 anos, diz que enfrenta alagações causadas por chuvas desde que nasceu e os problemas nunca foram enfrentados pela prefeitura de Rio Branco. “A gente já tá há 30 anos nessa luta. Desde quando eu era pequena que eu vejo a minha mãe nessa situação. Eu tô pós-cirúrgica, tive uma cesariana há 17 dias. Ontem a gente acordou com água nas canelas”, afirmou.
Mônica da Silva Matias, contou que os moradores já perderam seus bens repetidas vezes, e na noite de segunda-feira (28) teve que suspender a sua mãe, que é idosa e está acamada. “A alagação passada nós coloquei uma minha mãe atrepada [sic], quase que levava ela junto. Já perdemos armário, guarda-roupas, geladeira, sofá, tudo”, disse.
Ainda de acordo com os moradores, o problema é decorrente do entupimento numa rede de bueiros, que não seria suficiente para dar vazão à água da chuva. Eles prometem manter o bloqueio até que um representante da prefeitura vá ao local.
O volume elevado de chuva registrado das 6h de segunda-feira, 28, até às 6h desta terça-feira, 29, surpreendeu autoridades e moradores e provocou alagamentos em pelo menos oito bairros da capital acreana, com registros de ruas e residências invadidas pela água. Em apenas 24 horas, Rio Branco registrou 99,2 milímetros de chuva, mais que o dobro da média esperada para todo o mês de abril, de acordo com a Defesa Civil Municipal.