Durante entrevista ao Boa Conversa – Edição Aleac, o deputado estadual Afonso Fernandes (Solidariedade) afirmou nesta terça-feira, 29, que segue empenhado na coleta de assinaturas para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar possíveis irregularidades envolvendo o futebol acreano, incluindo suspeitas de manipulação de resultados. Atualmente, o parlamentar revelou que conta com seis assinaturas.
Afonso disse que já se reuniu com o delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, e pretende buscar a Polícia Federal nas próximas semanas. “Devo, se não esta semana, mais na outra, fazer uma visita ao superintendente da Polícia Federal, que é para poder colher informações que são necessárias para que a gente esteja ali com segurança”, pontuou.
Para Afonso, o tema ainda encontra barreiras dentro da Assembleia Legislativa do Acre, principalmente pelo envolvimento de grandes interesses econômicos. “Quando eu me propus a instalar essa CPI aqui, eu conversei com a Casa, com a Mesa Diretora, aí eu conversei com os pares, mas outros estão receosos de assinar, porque não é um assunto simples. A coisa está estourando Brasil afora, e eu entendo que as pessoas ficam com receio. Isso é um negócio muito grande”, pontuou.
Mesmo diante da dificuldade, o parlamentar reforça que não pretende recuar. “Eu não sou de recuar. Agora eu preciso da ajuda dos meus pares. Para aqueles que entendem que isso é importante, para que a gente consiga dar uma contribuição, para que a coisa fique mais transparente, mais clara”, relatou.
Afonso também defendeu a legalização das apostas esportivas como forma de controle. “Ora, até o ano passado isso não era legalizado no Brasil. Alguns são contra e eu sou a favor. Porque se não legalizar, pior ainda. Então foi legalizado. E a tendência é que isso realmente caminhe para uma situação em que se tem um controle, porque está descontrolado”, ressaltou.
Por fim, revelou que seu gabinete tem sido procurado por pessoas que afirmam ter provas de irregularidades. “O assunto é cabeludo, inclusive, tenho sido procurado no meu gabinete, pessoas querendo apresentar prova disso e daquilo. Então, se as pessoas estão procurando, primeiro é porque estão se sentindo lesadas, porque isso é verdade. Enquanto milhões de pessoas jogam honestamente, outros burlam tudo. Porque burlou um jogo, burlou uma situação de jogo, tá burlando quem jogou”, encerrou.