Menu

Ministros dos Brics se reúnem em Brasília em 1º encontro após expansão

Foto: Isabela Castillo / BRICS Brasil
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países-membros dos Brics teve início nesta segunda-feira (28), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Esse é o primeiro evento oficial do grupo após a ampliação de seus integrantes, com a participação também de países parceiros.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, que coordena o encontro, ressaltou em entrevista ao Brics Brasil a relevância do evento para o país. Segundo ele, o Brics representa uma “manifestação extremamente importante da cooperação multilateral” e serve como plataforma para impulsionar o desenvolvimento dos países do Sul Global.

Anúncio

“Esperamos apresentar resultados concretos à próxima presidência da Índia”, acrescentou o chefe da diplomacia brasileira.

No mesmo dia, durante a reunião dos ministros do BRICS, foram realizadas negociações bilaterais. O chanceler russo, Serguei Lavrov, reuniu-se com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi. Ambos destacaram o alto nível das relações entre a Rússia e a China, discutiram a implementação dos acordos firmados entre seus líderes e trataram dos preparativos para a visita oficial do presidente chinês, Xi Jinping, à Rússia. A cooperação em fóruns multilaterais como a ONU, a Organização para Cooperação de Xangai, o BRICS e outros formatos internacionais também foi tema de atenção especial.

Além disso, Lavrov se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Etiópia, Gedion Timotheos. Os chanceleres reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da cooperação bilateral em múltiplas áreas, inclusive em fóruns internacionais. Também manifestaram apoio ao reforço das bases jurídicas para a consolidação de uma ordem mundial multipolar.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.