Foto: José Caminha/Secom
O Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva, em Rio Branco, registra praticamente lotação total nos leitos pediátricos. De acordo com retiradas pelo ac24horas na tarde desta segunda-feira, 28, do painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), 19 dos 20 leitos de UTI pediátrica estão ocupados, além de 45 dos 50 leitos clínicos destinados a crianças.
A superlotação ocorre em meio ao alerta nacional emitido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aponta o Acre entre os treze estados e o Distrito Federal em nível de alerta ou alto risco para o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o Boletim InfoGripe, o aumento das hospitalizações está relacionado principalmente à circulação dos vírus da gripe (Influenza A), do vírus sincicial respiratório (VSR) e do rinovírus.
Nas últimas quatro semanas, o VSR foi o agente mais frequente entre os casos positivos de SRAG no país, responsável por 56,9% das infecções. Em seguida aparecem o rinovírus (25,5%), o vírus Influenza A (15,7%), o SARS-CoV-2 (3,9%) e o Influenza B (1%).