Menu

Feijó cria Conselho e Fundo Municipal da Pessoa Idosa para fortalecer políticas no setor

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Feijó, Railson Correia (Republicanos), sancionou nesta segunda-feira, 28, a Lei nº 1.172, que institui o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa e cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. O conselho será um órgão permanente, paritário e deliberativo, responsável por formular, fiscalizar e acompanhar ações e políticas destinadas à pessoa idosa no município.

Vinculado à Secretaria Municipal responsável pela Assistência Social, o colegiado terá composição equilibrada entre representantes do poder público e da sociedade civil.

Anúncio

Entre suas atribuições, o Conselho poderá propor políticas específicas, fiscalizar instituições de atendimento ao idoso, denunciar violações de direitos, acompanhar a aplicação de recursos públicos, além de promover eventos e campanhas de conscientização. Também caberá ao Conselho elaborar e aprovar seu Regimento Interno, além de atuar de forma ativa na construção das peças orçamentárias do município, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Os membros, nomeados para mandato de dois anos, poderão ser reconduzidos uma única vez. Não haverá remuneração para a função, mas a prefeitura se compromete a custear despesas de transporte, alimentação e hospedagem relacionadas à atuação oficial dos conselheiros.

Além do Conselho, a nova lei também cria o Fundo Municipal da Pessoa Idosa, que será o instrumento de captação e aplicação de recursos financeiros destinados a ações voltadas para o atendimento e promoção dos direitos da pessoa idosa. O Fundo receberá verbas oriundas de dotações orçamentárias públicas, doações privadas e rendimentos de aplicações financeiras, entre outras fontes.

Os recursos serão geridos pela Secretaria de Assistência Social sob a orientação e controle do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa. A movimentação financeira deverá ser transparente, com prestações de contas semestrais ao Conselho.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.