A aprovação do Projeto de Lei 4870/24, que cria a Política Nacional de Visitação de Parques Ambientais, abre caminho para o desenvolvimento do ecoturismo no Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre.
A lei fomenta infraestrutura, capacitação e sustentabilidade, possibilitando a criação de um centro turístico na região.
Integrar a Serra do Divisor à malha aérea de Cusco (Peru) e Manaus (Amazonas) pode atrair turistas internacionais e nacionais, gerando empregos, renda e riqueza por meio de atividades como trilhas, observação de fauna, turismo cultural, gastronomia regional e etnoturismo, garantindo a inclusão de comunidades locais e a preservação ambiental.
Porém, desafios como a infraestrutura limitada e a conectividade aérea, precisam ser superados com investimentos e parcerias.
O Acre pode se tornar um hub de ecoturismo na Amazônia, replicando modelos de sucesso como Bonito-MS, Machu Picchu-Peru, Pedra azul-ES, entre tantos outros exemplos de sucesso.
Importante deixar claro que mudar o panorama turístico do nosso estado não é um tema de fácil solução. Mas, acredito que possamos e devemos criar possibilidades para que deixemos de perder mão de obra para outros estados por falta de perspectiva e esperança.
Marcello Moura é presidente da Câmara de Dirigente Lojistas – CDL e vice-presidente da Acisa