A Universidade Federal do Acre (Ufac) promoverá, no próximo domingo, 27 de abril, o Processo Seletivo Específico para ingresso de estudantes indígenas nos cursos de graduação da instituição, referente aos 1º e 2º semestres letivos de 2025.
A seleção será realizada em nove municípios acreanos: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Santa Rosa do Purus e Assis Brasil. As provas ocorrerão das 8h às 13h, conforme previsto do edital nº 11/2025, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
Em Rio Branco, a prova será aplicada no campus sede da Ufac; em Cruzeiro do Sul, no Campus Floresta; em Feijó, no Núcleo da Ufac em Feijó; em Tarauacá, no Núcleo da Ufac em Tarauacá; em Sena Madureira, no Núcleo da Ufac em Sena Madureira; em Marechal Thaumaturgo, na Escola Justiniano de Serpa; em Jordão, na Escola Jairo de Figueiredo Melo; em Santa Rosa do Purus, na Escola Padre Paolino Maria Baldassari; e, em Assis Brasil, na Escola Edilsa Maria Batista.
Voltado exclusivamente para candidatos indígenas, o processo seletivo representa um passo importante na democratização do acesso ao ensino superior.
Segundo a Ufac, além de transformar o futuro de muitos estudantes, a ação simboliza a realização de um sonho e a conquista de espaço e oportunidades para os povos indígenas no ambiente acadêmico.