Menu

STF derruba emenda do Tocantins que favorecia suplentes de deputados estaduais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional uma emenda à Constituição do Tocantins que reduzia o prazo para convocação de suplentes de deputados estaduais afastados por motivos pessoais. A decisão foi tomada em julgamento conjunto com norma semelhante de Santa Catarina.

A Corte entendeu que os prazos de 30 dias no Tocantins e 60 dias em Santa Catarina violam a Constituição Federal, que só permite a convocação de suplentes em casos de licença superior a 120 dias — regra que deve ser seguida por todos os estados, conforme o princípio da simetria.

Anúncio

A emenda tocantinense, aprovada em 2022 por proposta do deputado Gutierres Torquato (PDT), alterou a Constituição Estadual para permitir convocação de suplente após apenas 30 dias de afastamento. A norma foi questionada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após representação apresentada por quatro cidadãos tocantinenses.

O relator, ministro André Mendonça, destacou que a Constituição Federal é clara ao determinar que regras sobre licenças e suplência devem seguir o modelo aplicado aos deputados federais. “Não é possível dissociar as duas situações”, afirmou.

Com a decisão, a emenda perde validade e o Tocantins deverá respeitar o prazo mínimo de 120 dias para convocação de suplentes.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.