Menu

Festa do Trabalhador será espaço de exclusão para quem usa tornozeleira

Foto: Reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas da Comarca de Rio Branco estabeleceu diretrizes para a fiscalização de apenados durante a Festa do Trabalhador, que acontece no próximo dia 30 de abril, na Arena da Floresta. A decisão foi tomada após solicitação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

O pedido do MPAC considerou a grande expectativa de público para o evento, promovido pelo Governo do Estado, e a necessidade de controle sobre os apenados dos regimes semiaberto harmonizado e aberto, principalmente aqueles que têm restrições judiciais de circulação.

Anúncio

De acordo com a Portaria nº 1790/2025, expedida nesta sexta-feira (25), o entorno e as dependências da Arena da Floresta serão considerados área de exclusão entre as 19h do dia 30 de abril e o dia 1º de maio.

A medida também inclui, de forma geral, bares, boates, prostíbulos e outros locais de aglomeração, seguindo o que prevê a Lei de Execução Penal.

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), a Polícia Penal e as forças de segurança pública ficarão responsáveis pela fiscalização. As abordagens aos monitorados devem seguir os parâmetros da Resolução nº 412 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorrer de forma individualizada.

A portaria ainda estabelece que apenados que precisarem trabalhar durante o período deverão solicitar autorização. No caso dos monitorados em regime aberto, o pedido deve ser feito por meio de defensor público ou advogado; no regime semiaberto, a solicitação deve ser encaminhada diretamente à Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (UMEP), com validação pela Central de Monitoramento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.