A música instrumental brasileira vai ganhar novos ares e espaços com o projeto Concertos Didáticos Populares – Samba e Choro na Cidade, idealizado pelo percussionista João Gabriel Brito. A iniciativa propõe apresentações gratuitas e abertas ao público, em locais de convivência de Rio Branco, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e valorizar a música popular brasileira.
Com foco nos gêneros samba e choro, o projeto celebra a tradição e a riqueza da música instrumental nacional, ao mesmo tempo em que fortalece a presença da cultura nos espaços urbanos da capital acreana. As apresentações acontecem na semana do Dia Nacional do Choro (23 de abril), reforçando o compromisso do projeto com a memória e a valorização dos mestres da música brasileira.
Os concertos serão realizados no sábado (26), às 16h30, no Horto Florestal, e no domingo (27), também às 16h30, no Quiosque do Ipê. O repertório vai prestar homenagem a grandes nomes do choro e do samba, aproximando o público desses gêneros que fazem parte da identidade musical do país.
A ação é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Edital 06/2024 da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), e conta com apoio da SEMEIA, Prefeitura de Rio Branco, Sorvetix Ipê, Quiosque do Coco e Tacacá Ipê. A produção é da Acreativa Produções, assinada por Carol Di Deus e Narjara Saab.
Com uma proposta educativa e inclusiva, Samba e Choro na Cidade reforça o papel da música como instrumento de formação cultural e de ocupação criativa do espaço público.