Categorias: Blog do Crica

Pacote fechado

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O presidente do PODEMOS no estado, Ney Amorim, confirmou ontem que está tudo certo para a fusão entre o seu partido e o PSDB, o que deve ser anunciado, oficialmente, nos próximos dias. Falta definir apenas como se chamará a nova sigla. O BLOG tem informação de que Ney ficará no comando do partido que vai surgir da fusão. A sigla terá na sua composição deputados estaduais e vereadores na capital. E chapa forte para a disputa da Câmara Federal.


CHAPA FORMADA


Com nomes como Ney Amorim, Márcia Bittar, Mazinho Serafim, Minoru Kinpara, Pedro Longo, Vanda Milani, o partido que vai surgir da fusão estará com uma chapa quase completa para a Câmara Federal. O partido poderá ter nove candidatos na chapa.


PODE EMPLACAR


A chapa acima poderá emplacar a eleição de dois deputados federais na próxima eleição, porque ainda faltam três nomes para ficar completa.


A POLÍTICA É CRUEL


A política tem o seu lado cruel. Quem imaginaria que um partido com a tradição do PSDB no país, que teve presidentes e outros nomes de destaque nacional, chegasse ao ponto de ter que fazer uma fusão, perder a sua identidade, para sobreviver à próxima eleição. A política vive de ciclos.


DEVE FECHAR


Como os integrantes do partido que surgir desta fusão integram o grupo político que apoia o governo, é natural que venham a apoiar a candidatura de Mailza Assis (PP) para o governo.


OUTRA MEXIDA


Fato consumado. O PP e o União Brasil devem anunciar a formação de uma Federação entre os dois partidos na próxima terça-feira, com o senador Ciro Nogueira (PP) e o presidente do União Brasil, no comando do novo grupo. A decisão terá influência direta na disputa do governo do estado na próxima eleição, porque no grupo estão dois candidatos ao governo, o senador Alan Rick (UB) e Mailza Assis (PP).


HORA DA VERDADE


Com o anúncio virá a hora da verdade, pois a Federação terá que decidir se o candidato a governador do novo grupo será o senador Alan Rick (UB) ou a vice-governadora Mailza Assis (PP). A tendência natural é que Mailza seja o nome ungido.


POUCOS CAMINHOS


Caso se confirme que Mailza Assis (PP) será a candidata ao governo do grupo, o senador Alan Rick (UB) não terá muitos caminhos a trilhar. Um deles é o de se filiar ao MDB e disputar o Palácio Rio Branco pela sigla. REPUBLICANOS e NOVO são os partidos que até aqui são aliados.


FAZENDO POLÍTICA


O secretário de Educação, Aberson Carvalho, reuniu ontem em um almoço presidentes de associação de moradores e outras lideranças sem mandatos. O prato principal foi político. Não há definição em que cenário estará Aberson em 2026. Mas uma coisa é certa: não ficará de fora do jogo eleitoral. Nega a candidatura, e diz ser apenas para manter o grupo de amigos do movimento comunitário unido.


FALTA SINCERIDADE


O prefeito Tião Bocalom, o governador Gladson Cameli e suas assessorias de comunicação, têm que usar da sinceridade ao se referir sobre a construção de casas populares pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, que é do governo Lula. Que fique claro. As obras não são financiadas pelo estado e nem pela prefeitura da capital, estão vendendo o peixe estragado na mídia, como se fossem os patronos. O máximo que farão será a urbanização da área das obras, o que é uma obrigação. Que coisa feia!


QUEM MUITO SE ABAIXA…


O vereador João Paulo (PODEMOS) se mostrou indignado ao protestar contra o fato de ser tratado de maneira humilhante pelo secretariado do prefeito Bocalom. Esteve de cabeça na campanha do Boca. É o jogo, vereador. Na política, ninguém é respeitado pelo bem que pode fazer, já dizia o saudoso ex-governador Geraldo Mesquita. Quem muito se abaixa, o fundo aparece.


ABRIU PRECEDENTE


Bolsonaristas reclamam por o STF ter citado judicialmente o ex-presidente Bolsonaro, por este se encontrar hospitalizado. O que os que protestam esqueceram é de que, Bolsonaro fez uma live; e se está livre para fazer live, está livre para ser citado pela oficial de justiça. Abriu precedente para citação.


FALTA DEFINIR SEGUNDO NOME


Tudo caminha para que a ex-deputada federal Mara Rocha (sem partido) seja uma das candidatas da chapa do senador Alan Rick (UB), na disputa do Senado. Falta definir quem será o segundo nome ao Senado da chapa.


NÃO TENHO DÚVIDA


Não tenho dúvida que o senador Márcio Bittar consiga formar uma boa chapa de candidatos a deputado federal pelo PL. Bittar montou do zero na última eleição, as chapas do União Brasil e do Republicanos, que elegeram quatro parlamentares federais.


VAI VIRAR MODA


Pelo que está se notando, um fato novo deve acontecer na próxima eleição: candidatos a deputado estadual lançando a mulher a deputada federal, apenas para pegar recursos do Fundo Eleitoral e aplicar nas suas campanhas. Pode dar chabu na prestação de contas com a justiça eleitoral, se as distintas tiverem mixarias de votos.


VOTOS FORA


As ex-prefeitas Fernanda Hassem (PP) e Leila Galvão (deverá ir para o Republicanos) vão travar a disputa principal no Alto Acre, pelos votos para a Câmara Federal. Ambas terão que buscar votos fora deste nicho se quiserem se eleger. Ou vão morrer abraçadas.


PARA REFLEXÃO


“O que mais o rebanho odeia é aquele que pensa de forma diferente, não é tanto pela própria opinião, mas a audácia de querer pensar por si mesmo, algo que eles não sabem fazer”. Arthur Schopenhauer.


LEVANDO CIDADANIA


O programa de ação social “Eu Cidadão”, comandado pelo vereador Zé Lopes (Republicanos), presta um relevante serviço gratuito à sociedade, com foco especial na assistência jurídica e captação para as mulheres em risco social. É antes de tudo, uma ação de cidadania. O trabalho de um vereador não deve ficar restrito à tribuna da Câmara Municipal.


FRASE MARCANTE


“A realidade é criada pela mente. Podemos mudar nossa realidade, mudando nossa mente.” Platão.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge