Categorias: Destaque 1

Novos reparos na ETA II paralisam 70% do abastecimento de água em Rio Branco

Por
Da redação ac24horas

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), anunciou a suspensão temporária da distribuição de água em grande parte da capital nesta quinta-feira (25). A paralisação ocorreu devido a uma operação emergencial na Estação de Tratamento de Água II (ETA II), localizada na regional de Sobral, que envolve a substituição da antiga adutora e a instalação de bombas mais potentes.


Cerca de 70% da cidade deve ser afetada, com previsão de retorno gradual do fornecimento em até sete horas. Com a instalação das novas bombas, adquiridas com recursos da prefeitura, cada equipamento terá capacidade para bombear até 300 litros por segundo, representando um ganho expressivo ao sistema. A previsão é que o abastecimento seja restabelecido até as 18h desta quinta-feira, já com o sistema operando de forma mais eficiente.


Foto: David Medeiros/ac24horas

As áreas mais afetadas pela interrupção temporária no fornecimento são as regionais do Segundo Distrito, Floresta, Calafate e Distrito Industrial.


O diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, em entrevista ao ac24horas Play, afirmou que a ETA II vinha operando
acima da capacidade para a qual foi projetada. “Fazer [a manutenção] vai garantir que a água captada no rio seja levada para tratar na estação. Logo, logo a água já volta às torneiras do consumidor, se Deus quiser. Para você ter ideia, essa ETA trata até 1.000 litros por segundo. Ela foi feita para isso. Mas a gente está conseguindo tratar de 1.020, até 1.050 litros por segundo. Então, acima da capacidade máxima para a qual ela foi projetada”, destacou.


Pereira também lembrou que a cidade enfrentou problemas no último fim de semana, devido a instabilidades na ETA I, o que forçou a sobrecarga da ETA II para suprir a demanda. “Foi uma situação que levou à redução da vazão da ETA I. Por isso a gente aumentou a vazão da ETA II, para compensar um pouco. A gente precisa que o usuário também nos ajude, ele mesmo, a não desperdiçar tanta água, que a gente vê sendo desperdiçada em certas áreas”, pontuou.


Foto: David Medeiros/ac24horas

Sobre os reparos em andamento, o diretor lembrou que a adutora em manutenção já havia sofrido uma quebra anteriormente.“Essa quebra dificultou a subida da água. Era uma perda muito grande. Então, a gente fez um paliativo na época, ali no final, que está segurando por enquanto. Mas agora precisa ser feito do modo definitivo. Programamos esse reparo para hoje. A empresa já está aqui, os equipamentos também, e o serviço definitivo será executado”, explicou.


De acordo com o gerente da ETA II, Éder Franco, a parada é fundamental para garantir a continuidade dos serviços e evitar problemas estruturais mais graves. “Então, tudo que foi planejado ontem, a gente não conseguiu executar porque ainda estávamos preparando o cabeamento para alimentar a máquina e fazer a solda na tubulação de 700 milímetros, da adutora. E hoje vamos prosseguir com o que já estava programado: trocar o transformador da subestação, que só pode ser feito com o sistema todo parado, como está agora, retirar um poste de alta tensão que está um pouco inclinado e, principalmente, realizar a solda na tubulação da adutora de 700 milímetros”, detalhou.


Além dos reparos mecânicos, está sendo realizada a limpeza dos circuladores da estação.“Devido à turbidez estar muito alta, precisamos fazer essa limpeza para garantir uma água de qualidade também”, reforçou Franco.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas