Categorias: Tricas & Futricas

Caiu na rede

Por
Da Redação

O assunto mais comentado do momento é a expectativa pelo conclave. O termo foi publicado mais de 150 mil vezes no X brasileiro. O carismático Francisco não escapou dos memes, homenagens e críticas dos aloprados de esquerda e direita. Vale a pena assistir a entrevista no Bar do Vaz com o bispo Dom Joaquín.


Duelo de série A

Enquanto Alan Rick e Bocalom fazem duelo, literalmente de “série A”, em grosseira comparação com o futebol brasileiro, na parte de baixo dessa tabela, as populações mais isoladas continuam sofrendo com a seca, a cheia e os lixões a céu aberto. Até agora não foi apresentada nenhuma solução para o destino do lixo nessas cidades.


Duas velas

Que projeto os prefeitos do Acre vão aderir para tirar do papel o fim dos lixões? O defendido pelo senador Alan Rick, que faz incursões junto ao Ministério da Integração do presidente Lula, ou a proposta do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, que, segundo Alan, trabalha consórcio com um grupo de Santa Catarina?


Força-tarefa

A vice-governadora Mailza Assis pediu empenho dos secretários e diretores de autarquia para o estado avançar na difícil tarefa de retirar famílias da linha de pobreza extrema. Ela reuniu o primeiro e segundo escalão no auditório da Biblioteca Pública. O encontro ocorre depois que o Acre foi anunciado na rabeta entre os estados brasileiros com o maior número de famílias com pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza.


O Sérgio tá Souto!

O artista completo. Já plantou uma árvore, já gravou vários discos e agora Sérgio Souto lança seu livro “Versos Colaterais”, dia 26 de abril, no Cine Teatro Recreio, a partir das 19 horas. Vale a pena prestigiar este grande artista acreano. Vai lá e prestigia, porque o Sérgio “tá” Souto!



Apoio ruralista

Se o coordenador da Defesa Civil Municipal, competente coronel Falcão, tem em mãos o número exato de famílias atingidas pelas cheias na zona rural de Rio Branco, todas georreferenciadas, porquê o Eracides Caetano, que dirige a agricultura, não tem até hoje, um levantamento das perdas e danos dos produtores rurais? Só sacolão resolve o problema?


As faces da esquerda

Você que é militante de qualquer partido tem que estar esperto para saber as verdadeiras causas que o seu líder defende. Na realidade, o que temos visto é que alguns militantes, por mais engajados que sejam, não têm valor nenhum pro partido e para suas lideranças, enquanto outros que nem são de causa ou de projeto, são sempre beneficiados de estar na gestão, para a sua acomodação. É só olhar as figuras que o PT combalido consegue privilegiar em diversos espaços públicos, enquanto os militantes de guerra estão na lama.


Legislando da tribuna

Não seria melhor o deputado Tadeu Hassem descer da Tribuna da Aleac, ir à sede do DNIT, solicitar uma audiência com o Superintendente Ricardo Araújo e explicar o que, segundo ele, a empresa que ganhou a licitação para manutenção da BR-317, está fazendo? Nessa logística, o parlamentar ficaria sem ar-condicionado alguns minutos apenas. A agenda renderia bem mais do que simples falácia.


Ficou no cheirinho

A penca de petistas acreanos que iam no “Fusca do Mourão” para ver o presidente de perto, colocou as barbas de molho. Lula embarca com uma grande comitiva para o velório do Papa Francisco, em Roma. Não dá nem pra dizer que ele cancelou agenda ao Acre, pois, em nenhum momento foi confirmada. Dessa vez ficou – como dizem os secadores do flamengo – só no cheirinho.


Amadorismo

O time do Humaitá estreou na série D do campeonato brasileiro sem uma Comissão Técnica. Perdeu de goleada jogando em casa. Não tem “santo Adem” que dê jeito. Difícil acreditar que o estado financie um futebol que tem status de profissional e decisões amadoras.


Pouco interesse

Os prefeitos de sete municípios do estado do Acre deram pouca importância para o encontro de gestores com técnicos do Ministério do Turismo. Alguns gestores não foram e nem enviaram representantes ao treinamento que termina hoje. Dos 22 municípios, apenas sete estão cadastrados junto ao governo federal.


Na contramão

Na contramão do desinteresse dos gestores, o Estado comemora recordes na entrada de turistas no primeiro trimestre do ano. Mal sabem os prefeitos que, uma vez não cadastrados junto ao Ministério do Turismo, os entes ficam impedidos de receber recursos federais e até de emendas destinadas ao setor.


Missão

Uma missão acreana está de malas prontas para a cidade de Ácora, no departamento de Puno, no Peru. Uma rodada de negócios será mediada. Já estão com presenças confirmadas, o deputado estadual Luiz Gonzaga, representantes do Mapa, Seict, Acisa. Na agenda de negociações, frutas e produtos lácteos.


Revisão

Notícia importante para o setor de frigoríficos do Acre. Representantes da Alfândega Chinesa (General Administration of Customs China- GACC) estão no Brasil. Um dos pontos de agenda pode ser a revisão da negativa das 28 plantas frigoríficas para comercialização de carne bovina.


US$ 17,6 milhões

Governo do Acre diz que está com pressa para finalizar o projeto que vai aplicar US$ 17,6 milhões na cadeia produtiva do porco e do frango. Quer fazer a coisa andar ainda em 2025. É uma pressa cheia de sugestões.


Justiça

Uma coisa é preciso reconhecer: o Governo do Acre, no edital que concorreu e ganhou para ter acesso ao recurso do Fundo para Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), apresentou uma ideia que nem a Frente Popular no auge da força faria: a execução ficará integralmente sob responsabilidade das cooperativas.


Ou

Ou isso é muita ousadia administrativa, ou…


Oportunidade

Toda energia e luz do mundo para que a classe trabalhadora possa se organizar e dar conta do recado. A partir da execução desse projeto, a Dom Porquito e a Acre Aves não vão ter mais que depender de outros estados para fazer as coisas andarem no frigorífico.


Urucum

Só para se ter uma ideia: até urucum a Dom Porquito e Acre Acres compram de fora porque não tem produção no Acre com escala suficiente para dar conta da demanda. Compram de Goiás. Urucum! É mole? Paulo Santoyo disse que se tiver produção aqui no Acre ele compra a safra antecipada, até. #ficaadica


Agenda cancelada

O Palácio do Planalto cancelou a agenda que Lula faria ao estado de Rondônia, nesta quinta-feira, 24, onde o presidente daria ordem de serviço para a construção da ponte binacional entre Guajará-Mirim (Rondônia, Brasil) e Guayaramerín (Bolívia).


Detran Esclarece

Nota à Coluna Tricas e Futricas, do portal ac24horas.com.


Em resposta à publicação realizada nesta quarta-feira, 23 de abril, na coluna Tricas e Futricas do Portal ac24horas.com, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) esclarece que houve equívoco por parte do autor da referida publicação ao associar o Programa CNH Social à necessidade de realização de perícia médica e qualquer prazo para realização da mesma.


Em 08 e abril de 2025, o Detran apenas anunciou a abertura das inscrições no certame, ainda não divulgando lista de selecionados, tampouco convocando-os para realização de exames médicos, psicológicos ou toxicológicos. Desta forma, não existe sequer demanda reprimida advinda do Programa para realização de exames em 2025 ou de anos anteriores.


Os exames médicos, hoje realizados na seda a autarquia estadual e também em seu posto de atendimento na Oca Rio Branco, para os processos de Renovação de Habilitação, Adição ou Mudança de Categoria, seguem em ritmo normal e com a finalização dos procedimentos no mesmo dia. Reiteramos, não procede a informação de espera por até 15 dias para realização de exames médicos ou psicológicos no Detran.


A respeito da realização de Perícia Médica com fim específico, exigência da Receita Federal do Brasil e Secretarias Estaduais de Fazenda, quando da solicitação de isenção de impostos para aquisição de veículos novos, o Detran informa que realiza o procedimento em todas as suas unidades de atendimento na capital e interior de maneira periódica. O serviço é prestado ao solicitante mediante apresentação de requerimento, anexação de laudos e a publicação de portaria designatória de profissionais médicos e psicólogos.


Para realizar perícia, mesmo o Detran não tendo obrigação legal de realizá-la, o cidadão aguarda em média dez dias úteis para que se reúnam documentos, monte-se o processo e que o mesmo tramite internamente via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Ainda assim, todos aqueles que buscam o órgão de trânsito para este fim, deixam nossas unidades sabendo a data de seus retornos para realização das perícias.


Sobre o credenciamento de novos profissionais especializados em medicina e psicologia de trânsito, o Detran esclarece que mantém aberto o cadastro para novos interessados, desde que os mesmos (as) apresentem ao órgão toda documentação exigida em edital e cumpram o que preveem as normativas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).


A gestão do Detran/AC reitera sua disponibilidade em esclarecer quaisquer fatos sempre que houver necessidade, para que não haja ruídos ou desencontros na comunicação à sociedade.


Taynara Martins Barbosa
Presidente do Detran/AC


Compartilhe
Por
Da Redação