Menu

União Brasil e Progressistas fecham acordo de federação

Antonio Rueda, presidente do União Brasil, e Ciro Nogueira, presidente do Progressistas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após meses de negociação, União Brasil e Progressistas firmaram nesta quarta-feira (23) acordo para formar uma federação. O anúncio será feito na próxima terça-feira, às 15h, em Brasília.

As duas legendas passarão a se declarar União Progressista, uma combinação no campo da centro direita que tem impacto no tabuleiro eleitoral de 2026.

Anúncio

Pela lei, o modelo de federação impõe aos partidos um tipo de parceria que deve durar no mínimo quatro anos. Isso é diferente de coligação, quando a combinação se dá apenas durante as eleições.

Integrantes da cúpula dos dois partidos afirmaram à CNN, nesta noite, que não há compromisso com nenhum nome pré-lançado para disputar o Palácio do Planalto. A definição ficará para o ano que vem, e a opção será por quem demonstrar uma vitória mais viável.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), tem sinal verde para seguir com sua pré-campanha. Do lado do PP, o nome até o momento é o da senadora Tereza Cristina.

Políticos das duas legendas poderão seguir com suas apostas, mas sem obrigar apoio antecipado do partido.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.