Lucas Ferreira comemorando gol pelo São Paulo sobre o Libertad • Reprodução/X/Conmebol
O São Paulo venceu o Libertad por 2 a 0 nesta quarta-feira (23) pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. No Estádio Tigo La Huerta, em Assunção, Lucas Ferreira e André Silva marcaram os gols da vitória tricolor.
Com esse resultado, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo D, com sete pontos conquistados, e jogou o Libertad para a segunda colocação. Os paraguaios estacionaram nos seis pontos e perderam a primeira partida na competição.
Os três pontos fora de casa foram muito importantes para o Tricolor, que tropeçou no Morumbis na última rodada e só empatou com o Alianza Lima.
O jogo
O primeiro tempo não foi muito movimentado. O São Paulo dominou as ações, com maior posse de bola e teve a principal chance de gol da primeira etapa.
Aos 17 minutos, após cruzamento de Wendell, André Silva recebeu sozinho, sem goleiro, e chutou por cima do gol. Um lance inacreditável que poderia ter dado a vantagem no placar ao Tricolor.
Tirando esse lance, a equipe de Zubeldía não criou com muita objetividade. O Libertad chegou com Iván Franco e Melgarejo, que perdeu boa chance nos acréscimos.
No segundo tempo, o Tricolor seguiu dominando e o gol saiu aos 16 minutos dos pés de Lucas Ferreira, cria da base. O jovem de 18 anos recebeu pela ponta direita, invadiu a área e bateu para balançar as redes.
Mas a alegria do São Paulo logo virou preocupação. Cinco minutos depois, o árbitro marcou pênalti para o Libertad por toque de mão de Wendell. O lance precisou ser revisado na cabine do VAR.
Na cobrança, Melgarejo tomou pouca distância, bateu forte e carimbou o travessão, desperdiçando o pênalti. Depois disso, os donos da casa seguiram tentando empatar. Rafael precisou aparecer em lances de Caballero e Matias Espinoza.
Mas, no fim, foi o São Paulo que chegou ao gol novamente. Em contra-ataque, Ferraresi cruzou na medida para André Silva fazer o segundo gol do tricolor.
Nos acréscimos, Luciano chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento, mantendo o placar final de 2 a 0 para o São Paulo.
Próximos jogos
Pela Libertadores, as equipes só voltam a campo em maio. O São Paulo visita o Alianza Lima na terça-feira, dia 6 de maio, enquanto o Libertad encara o Talleres na quinta-feira, dia 8 de maio.
Antes disso, o Tricolor paulista entra em campo duas vezes pelo Brasileirão e uma pela Copa do Brasil. No Brasileiro, o São Paulo enfrenta o Ceará no próximo sábado (26) e o Fortaleza na sexta-feira, dia 2 de maio. Já pela Copa do Brasil, encara o Náutico na próxima terça-feira (29).