MST monta acampamento com 300 famílias em frente ao Incra em Palmas durante Jornada Nacional de Lutas

Por
Terezinha Moreira

Como parte da Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) instalou um acampamento com 300 famílias em frente à superintendência do Incra em Palmas. A mobilização busca denunciar casos de violência e cobrar avanços na reforma agrária no Tocantins.


Segundo o MST, os conflitos no estado envolvem principalmente terras públicas federais, e o Incra deveria destiná-las à criação de assentamentos para combater a grilagem. O movimento exige a presença de representantes da Ouvidoria Agrária Nacional, do Incra e dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e dos Direitos Humanos para tratar das denúncias.


Nomeado “Por Terra e Pela Vida”, o acampamento é por tempo indeterminado. O MST também critica o que chama de relação do governo estadual com o agronegócio e denuncia despejos de famílias sem ordem judicial.


Entre as pautas da jornada estão a obtenção de terras para assentamento, estruturação de áreas já existentes e o fim da violência no campo, especialmente por ações da Polícia Militar em despejos ilegais.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira