Categorias: Nacional

Governo de MS determina buscas por onça que matou caseiro no Pantanal

Por
Correio Braziliense

Equipes do governo de Mato Grosso do Sul estão em operação para capturar a onça-pintada que matou o caseiro Jorge Avalo, na última segunda (21/4), no município de Aquidauana (MS).


Monitorado pela Policia Militar Ambiental (PMA), o processo de busca começou logo depois da morte e conta com apoio de um pesquisador e especialista em manejo de onças-pintadas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).


Em nota replicada pelo g1, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul (Semadesc) informa que o objetivo da busca é identificar a onça, confirmar o ataque e encaminhá-la para Campo Grande, onde será levada ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). Como há outros animais da mesma espécie na região, o governo do estado assegura que haverá trabalho minucioso para identificar o responsável pelo ataque.


Na manhã do primeiro dia, foram encontradas, na beira de um rio, partes do corpo da vítima ao lado de pegadas do animal — o que confirmou a morte e a causa dela. Na terça-feira (22/4), outras partes foram descobertas em uma toca localizada em uma área de mata fechada a cerca de 300 metros de onde o homem havia sido atacado, no pesqueiro onde trabalhava.


Chuvas fortes na área, porém, fazem com que o nível dos rios aumente e fique mais difícil encontrá-lo. Helicopteros e drones são utilizados pelas equipes de busca, uma vez que o local, de mata típica do bioma Pantanal, é de difícil acesso. Além de policiais, familiares de Jorge auxiliaram na procura.


Compartilhe
Por
Correio Braziliense