Categorias: Acre

Sindicalistas denunciam más condições dos ramais de Rio Branco

Por
Da redação ac24horas

Na manhã desta terça-feira (22), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Extrativistas e Assemelhados (SINPASA), Josimar Ferreira do Nascimento, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Branco, Maria Elza Gomes Vieira, ocuparam a tribuna popular da Câmara Municipal para denunciar as péssimas condições dos ramais na capital acreana. Eles apontaram que a precariedade das vias impede o escoamento da produção, dificulta o acesso de estudantes às escolas e isola comunidades rurais.


Josimar Ferreira destacou a gravidade da situação, relatando casos de produtores rurais que morreram por falta de acesso a atendimento médico e acidentes com veículos escolares. “É inaceitável ver camionetas tombando em ribanceiras. Se uma criança morrer no transporte escolar, o que esta Câmara fará? São filhos de trabalhadores que precisam de intervenção urgente”, cobrou. Ele criticou ainda a redução de investimentos na zona rural, afirmando que a Secretaria de Agricultura destinou R$ 25 milhões este ano, contra R$ 90 milhões em ano eleitoral, sem resultados expressivos. “Queremos explicações sobre o planejamento da prefeitura”, exigiu.


Maria Elza lamentou a falta de diálogo com a gestão do prefeito Tião Bocalom, que, segundo ela, exclui o sindicato de agendas com a Secretaria de Agricultura. “Não somos convidados para reuniões, o que nos impede de ajudar os produtores, pois conhecemos as necessidades de cada comunidade”, afirmou.


As denúncias foram apoiadas por vereadores como André Kamai (PT), Zé Lopes (Republicanos), Elzinha Mendonça (PP), João Paulo (Podemos), Aiache (PP), Samir Bestene (PP), Matheus Paiva (União), Eber Machado (MDB), Fábio Araújo (MDB) e Nenem Almeida (MDB). Parte deles defendeu a realização de uma audiência pública para discutir o problema. O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Regularização Fundiária, vereador Moacir Júnior (Solidariedade), reforçou a proposta. “Não é luxo, é necessidade. Produtores perdem suas safras por falta de trafegabilidade. Precisamos debater isso”, declarou.


O líder do prefeito na Câmara, Rutênio Sá (União), não esteve presente. A reportagem tentou contato com o secretário de Agricultura, Eracides Caetano, mas não obteve resposta. O espaço permanece aberto para manifestações.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas