Menu

“O mundo perdeu um líder mundial em todos os sentidos”, diz Dom Joaquín sobre morte do Papa

Foto: Whidy Melo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A notícia da morte do Papa Francisco, nesta segunda-feira (21), comoveu fiéis e líderes religiosos ao redor do mundo. Em Rio Branco, o bispo da Diocese, Dom Joaquín Pertiñez, concedeu uma coletiva de imprensa na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, pela manhã, e destacou a importância do pontífice para a Igreja e para o cenário internacional.


“Todos ficamos surpresos, tristes, com a notícia do falecimento do Papa Francisco, algo totalmente inesperado depois da sua recuperação. Ele passou dias hospitalizado e ontem mesmo apareceu na Praça de São Pedro para dar a bênção pascal, como todos os anos, no dia da Páscoa. Ele até passou no papamóvel pela praça, cumprimentando os peregrinos, e todo mundo sabia que estava se recuperando bem. De repente, hoje nos surpreende a notícia do falecimento do Papa”, afirmou Dom Joaquín.


O bispo comentou sobre o impacto da perda do Papa para os católicos e para o mundo. “A vida católica perdeu seu principal líder. E também é notório o reconhecimento por parte de líderes políticos, religiosos de outras igrejas e denominações. Todo mundo sente a falta desse líder mundial que foi o Papa Francisco em todos os sentidos.”

Anúncio


Dom Joaquín também lembrou o legado do pontífice argentino, destacando sua atuação em defesa da paz, do meio ambiente e da fraternidade entre os povos. “Ele foi um grande defensor da vida com suas encíclicas: Laudato Si’, sobre o cuidado com a criação e a casa comum; Fratelli Tutti, sobre a fraternidade dos povos. Sempre lutou contra o desarmamento mundial, contra as guerras, dialogando com todos os chefes de Estado possíveis. Infelizmente, o mundo perdeu esse grande líder que lutou tanto contra a guerra e pelas questões climáticas.”


O bispo afirmou que é momento de oração e reflexão para os católicos, especialmente diante da escolha do novo sucessor. “Ele sempre quis ser muito fiel ao que o Espírito lhe inspirava e seguiu esse caminho até o fim. Que Deus o receba em seu Reino e lhe conceda o descanso eterno. Devemos rezar agora pela eleição do novo Papa, para que dê continuidade ao serviço pontifício da nossa Igreja e que também seja um líder mundial como ele foi.”


Durante a coletiva, Dom Joaquín também relembrou a passagem do Papa Francisco pelo Brasil e sua relação com os povos indígenas. “Uma das primeiras viagens que ele fez foi para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Praticamente logo após sua eleição, ele veio ao Brasil e esteve também em Aparecida. Estava programada uma nova visita para um encontro com os indígenas, mas por questões políticas e pela transição que houve, achou melhor não se comprometer. Em vez disso, programou o encontro com os indígenas em Puerto Maldonado, no Peru, em janeiro de 2019. Foram representantes indígenas do Brasil.”


O Vaticano ainda não divulgou informações oficiais sobre o Conclave, processo que definirá o novo pontífice da Igreja Católica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress