Categorias: Acre 01

Nem Messi, nem Maradona: Papa Francisco considerou Pelé o maior de todos

Por
Da redação ac24horas

O Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. Conhecido mundialmente por sua admiração pelo futebol, o pontífice — apesar de argentino — não hesitou ao citar o maior nome da história do esporte: o Rei Pelé.


Em entrevista concedida à emissora italiana RAI, há dois anos, Francisco foi questionado sobre quem considerava o maior jogador da Argentina: Lionel Messi ou Diego Maradona. A resposta, no entanto, surpreendeu.


– Eu coloco um terceiro: Pelé. São os três que eu segui. Maradona, como jogador foi um grande, um grande. Mas, como homem, falhou. Messi é corretíssimo. É corretíssimo. É um senhor. Mas, para mim, desses três, o grande senhor é Pelé. Um homem de um coração… – disse o Papa Francisco.


O Santo Padre também relembrou uma conversa que teve com Pelé — falecido em dezembro de 2022 — durante um encontro casual em um aeroporto.


– Eu falei com Pelé uma vez, o encontrei em um voo, quando ia a Buenos Aires, conversamos. É um homem de uma humanidade muito grande, mas os três são grandes – disse o papa.


O Papa Francisco também recordou um encontro com Diego Maradona em seu primeiro ano de pontificado e lamentou os caminhos que a vida do ex-jogador acabou tomando.,


– O coitado escorregou na corte daqueles que o bajulavam, mas não o ajudavam. Ele veio me ver aqui, no meu primeiro ano de pontificado. Depois, o coitado, teve seu fim. É curioso, tantos esportistas acabam mal. Também no boxe, muitos terminam mal. É curioso – finalizou.


Papa Francisco organizou a Cúpula Internacional do Esporte


No Brasil, a CBF emitiu nota de pesar. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, lembrou do encontro que teve com o Papa Francisco em 2022 durante a Cúpula Internacional do Esporte, uma iniciativa do Vaticano para discutir o esporte como ferramenta de desenvolvimento.


Na ocasião, Ednaldo entregou duas camisas da Seleção Brasileira ao Sumo Pontífice e firmou a “Declaração do Esporte Para Todos”.


— É com muita tristeza que recebi a notícia da morte do Papa Francisco, um dos grandes nomes da luta pela paz no mundo. Ele tinha um olhar especial para o esporte. Ele acreditava que o esporte era um dos fatores de transformação, como instrumento de uma cultura de paz na sociedade —, declarou Ednaldo.


 


Com informações do site Lance!


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias