Menu

ETAs operam com vazão reduzida e bairros de Rio Branco são afetados

Foto: Whidy Melo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As Estações de Tratamento de Água I e II (ETA 1 e ETA 2), operadas pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), estão funcionando com vazão abaixo da capacidade máxima. O problema foi registrado nesta segunda-feira (21).

De acordo com o gerente de manutenção do Saerb, Éder Franco, um dos principais motivos da redução foi o rompimento de um PEAD (Polietileno de Alta Densidade) durante a retirada de balseiros na ETA 1. A ETA 2 também enfrenta dificuldades devido ao alto nível de turbidez da água.

Anúncio

“Aqui na captação da ETA 1, a gente está com a vazão reduzida por causa de um ocorrido de ontem, na hora da limpeza da retirada dos balseiros, que acabou quebrando um PEAD. A gente teve dificuldade desde o início do feriado, quando começou a chegar muito balseiro, desceu muito balseiro, e as nossas equipes empenhadas em fazer a limpeza… A gente teve a vazão bem reduzida e, quando foi ontem, quebrou esse PEAD, e a gente está hoje com a vazão de 280 litros. E tem a questão da turbidez também, que impactou tanto na ETA 1 quanto na ETA 2, na captação da ETA 2. Na ETA 2 a gente trabalha com 1.100 litros por segundo e, hoje, lá a gente está com 990, 980 litros por segundo, devido à turbidez da ETA 2, e a ETA 1 é por consequência desse PEAD”, explicou Éder.

Sobre os prazos para normalização do serviço, Éder destacou que a situação depende do nível de turbidez da água, que é monitorado constantemente pela equipe técnica. “Assim, a questão da turbidez… Nosso pessoal que trabalha com tratamento de água está acompanhando de hora em hora para ver, e já consegue subir. Ontem, a gente conseguiu colocar com 1.010, 1.020 litros por segundo, porque eles acompanham isso o tempo todo para ver as condições da água. A turbidez diminuindo, eles já vão aumentando a vazão”, afirmou.

Em relação à ETA 1, os trabalhos de recuperação seguem durante esta segunda-feira (21), com previsão de aumento gradual da vazão. “E aqui na 1, a gente vai trabalhar agora de manhã até a hora do almoço. A gente está com 1 aí bombeando também 450 litros por segundo, 500 litros por segundo no mínimo”, completou.

Foto: Whidy Melo

Com a redução na captação, bairros como Centro, Sobral, Palheiral, Placas e regiões da parte alta da cidade podem sentir os efeitos da diminuição no fornecimento de água. “Aqui a captação da 1, que alimenta a ETA 1, é responsável por abastecer o Central, ali no Palheiral, a parte aqui da Sobral, o centro da cidade e a parte alta, a região do Placas, né? Toda essa região do Custódio é abastecida pela captação da 1.Só que a gente tem uma contribuição da ETA 2 para a ETA 1, né? A gente manda de lá para cá para fazer uma complementação de 300 litros por segundo. Então, a 2 contribui também com a ETA 1, e a ETA 2″, detalhou Éder.

Apesar do impacto, o Saerb afirma que o fornecimento está sendo revezado entre os bairros, de forma a minimizar os prejuízos à população.“A gente tem uma redução, e aí o nosso setor, a nossa gerência de distribuição, trabalha da seguinte maneira: ela vai dividir o prejuízo para todo mundo que está sendo afetado. Hoje teve bombeamento para uma região; vai alternar com aquela que não teve, até a gente conseguir normalizar aqui a captação”, finalizou o gerente.

Em nota enviada ao ac24horas, o Serviço de Água e Esgoto (Saerb) informou que a ETA II segue operando com uma vazão de 990 litros por segundo, mesmo após uma leve redução causada pelo aumento da turbidez da água.

Já a ETA I enfrenta instabilidade no sistema, operando com apenas uma bomba em funcionamento, com vazão de 285 litros por segundo. A segunda bomba passará por manutenção devido à quebra do tubo de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
A previsão é de que, até às 12h, a ETA I recupere uma vazão entre 480 e 500 litros por segundo, contribuindo para a normalização do abastecimento.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.