Categorias: Acre

Dom Joaquín não viajará ao Vaticano para cerimônias de despedida do Papa

Por
Bárbara Silva

O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertiñez, confirmou que não irá ao Vaticano para participar das cerimônias relacionadas ao falecimento do Papa Francisco. Segundo ele, por não ser cardeal, não há obrigação de comparecer às solenidades nem ao conclave, processo de escolha do novo Papa.


“O Vaticano é muito longe e as viagens são muito cansativas. Agora, os cardeais são convocados. Claro, isso não acontece de um dia para o outro, porque as pessoas ainda vão para o sepultamento, que será anunciado no dia. Eu não sou cardeal, então não tenho que ir a Roma”, afirmou o bispo em entrevista ao ac24horas.


Dom Joaquín explicou que apenas os cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto no conclave, e são esses os convocados ao Vaticano. Como bispo diocesano, ele não participa desse processo.


A Diocese de Rio Branco, no entanto, organizará uma celebração local em memória do pontífice. “Quando a missa fúnebre for anunciada, nós vamos anunciar a missa aqui na Catedral. Não pode ser antes da missa oficial do Vaticano. Depois dessa missa, nós também teremos aqui a nossa missa de funeral, em sufrágio pela alma do Papa Francisco”, explicou.


Ele destacou ainda que as programações estão sendo definidas à medida que novas informações chegam de Roma. “Foi uma surpresa para todos, ninguém estava preparado, nada foi programado, e agora tudo vai sendo anunciado conforme as notícias forem chegando do Vaticano”, completou.


Compartilhe
Por
Bárbara Silva