Menu

Líder de assentamento fundado por Dorothy Stang é morto no Pará

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O agricultor Ronilson de Jesus Santos, liderança do assentamento Virola Jatobá em Anapu (PA), foi assassinado a tiros na última sexta-feira (18) no quintal de casa. Ele era dirigente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf Brasil) e atuava na luta pela reforma agrária na região.

A Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) de Altamira investiga o caso. Até o momento, ninguém foi preso.

Anúncio

O crime aconteceu dias antes do lançamento do relatório anual da Comissão Pastoral da Terra (CPT) sobre conflitos no campo, previsto para 23 de abril. Ronilson deixa esposa e oito filhos.

Em nota, a Contraf Brasil repudiou o assassinato e cobrou a apuração rigorosa dos fatos. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que a área é marcada por conflitos entre agricultores e madeireiros e pediu à Segurança Pública do Pará e ao Ministério dos Direitos Humanos ações para garantir a proteção dos trabalhadores rurais.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.