Amigos, fãs e músicos de Cruzeiro do Sul realizam no próximo sábado (26) a terceira edição do tributo ao roqueiro cruzeirense Diko Lobo, que morreu em 15 de abril de 2023, vítima de leptospirose. O evento, aberto ao público, será realizado na Pracinha da Avenida Copacabana, a partir das 19h30, com a apresentação de seis bandas locais.
A iniciativa tem como objetivo preservar sua memória e contribuição para a cultura local. “A ideia é manter viva a memória desse grande artista e amigo que partiu precocemente, mas deixou um grande legado para a cultura, para a música e, notadamente, para o rock”, afirma Romisson Santos, um dos organizadores.
O primeiro tributo foi realizado ainda em 2023, semanas após a morte do artista. Desde então, o evento passou a ser realizado anualmente. “Ainda em 2023, semanas após a sua partida, nós fizemos o primeiro Tributo ao Lobo. Ele deu uma grande contribuição para a cidade. E essa é a forma de homenagearmos esse ilustre cruzeirense que nos deixou”, lembra Michael Figueiredo, também idealizador do projeto.
Para os amigos mais próximos, como Narcelio Generoso, que conviveu com Diko desde a infância, a homenagem representa um reconhecimento merecido. “Tenho certeza de que ele está vendo isso acontecer e está muito feliz pelo reconhecimento”, diz.
O tributo conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul, que já havia incentivado o artista durante sua trajetória. “A Secretaria sempre foi parceira do Diko. Ele gravou um CD com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. E esse legado fica vivo na nossa história. A nossa gestão tem compromisso com a arte e a cultura, porque são valores vitais pra uma sociedade”, destaca o secretário Flávio Rosas.
Se apresentam nesta edição as bandas Creeping Death, Lobos do Vale, Titânica, Rockstone, Lysergy e Nego Véi Acústica.