Criador: Breno Esaki Direitos autorais: Breno Esaki
O secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths, fez um alerta à população neste sábado, 19, sobre o aumento expressivo de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na capital acreana, principalmente entre crianças. Segundo o gestor, nos últimos dias foram registradas 211 internações em decorrência da doença.
“Estamos enfrentando um aumento significativo de internações, especialmente de crianças. Esse cenário requer cuidado e atenção redobrada de todos nós”, declarou.
De com a Secretaria, em resposta à situação, a Prefeitura de Rio Branco tem reforçado a estrutura da rede municipal de saúde. Desde o início do ano, 186 novos profissionais foram contratados e a gestão se encontra na fase final de convocação de mais 290 servidores.
O secretário afirmou que o Município está atuando em conjunto com Estado no enfrentamento da situação.
“Estamos juntos nesse desafio de cuidar da saúde da nossa população”, afirmou.
Rennan também reforçou a importância das medidas de prevenção para conter a disseminação do vírus causador da SRAG.
Entre as recomendações estão o uso de máscaras em locais com aglomeração, a higienização frequente das mãos, a manutenção da caderneta de vacinação atualizada, especialmente com as doses contra Covid-19 e influenza, evitar o contato com pessoas sintomáticas e manter-se bem hidratado.
A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que, ao surgirem sintomas gripais, como tosse, coriza e febre, a população procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Em casos mais graves, como dificuldade respiratória ou sinais de desidratação, a recomendação é buscar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Os grupos mais vulneráveis à síndrome são crianças de 0 a 6 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com doenças crônicas.
“A saúde de Rio Branco é uma responsabilidade de todos nós. Com prevenção e cuidado, vamos superar mais esse desafio. Contem com a Prefeitura de Rio Branco”, finalizou o secretário.