Menu

Luz para Todos leva energia a 4,6 mil indígenas no Acre

- Foto: Tauan Alencar/MME
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desde a retomada do Programa Luz para Todos (LPT) em agosto de 2023, o Acre foi o terceiro estado brasileiro com maior número de indígenas beneficiados pela iniciativa, ficando atrás apenas de Mato Grosso e Roraima. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia (MME), 4.656 indígenas acreanos passaram a ter acesso à energia elétrica, por meio da instalação de sistemas solares fotovoltaicos e da extensão da rede de distribuição.

No estado, 95 comunidades indígenas foram atendidas, a maior parte delas em áreas remotas onde não era viável levar a rede convencional. Com a chegada da energia limpa e renovável, aldeias passaram a contar com serviços básicos como iluminação em escolas e unidades de saúde, conservação de alimentos e acesso à internet, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida e da autonomia das comunidades.

Anúncio

O Programa Luz para Todos é coordenado pelo MME e é considerado a maior política de combate à pobreza energética do país. Desde a sua retomada, já beneficiou cerca de 30 mil indígenas em oito estados, com destaque para o Mato Grosso (8.800 indígenas atendidos), Roraima (7.460) e Acre.

Além do Acre, outros estados da Amazônia Legal como Rondônia (4.264 indígenas) e Amazonas (1.092) também foram contemplados.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.