Menu

De encontro à realidade, estudo aponta queda na população de rua

PS de Rio Branco vira local de abrigo aos moradores em situação de rua - Foto: Whidy Melo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Apesar de o Acre estar entre os nove estados brasileiros que registraram queda na concentração de pessoas em situação de rua, segundo o mais recente informe técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a realidade em Rio Branco revela um cenário oposto, com aumento contínuo dessa população na capital.


O estudo foi divulgado nesta semana pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua), da UFMG, com base em dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).


De acordo com o levantamento, o número de pessoas vivendo nas ruas do país chegou a 335.151 em março deste ano, um crescimento de 0,37% em relação a dezembro de 2024.

Publicidade


No recorte por estado, Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Goiás, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo apresentaram redução nos registros de pessoas em situação de rua nas capitais. No entanto, em Rio Branco, os dados locais vão na contramão do relatório nacional.


De acordo com o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), em 2023, aproximadamente 420 pessoas viviam em situação de rua na capital acreana. Em 2021, eram 325, um aumento de 95 pessoas em três anos.


Já em 2025, o próprio Centro Pop afirma atender mais de 600 pessoas cadastradas nesta condição. O que evidencia um novo aumento.


A discrepância entre os dados nacionais e locais pode estar relacionada à forma de registro no CadÚnico, que não contempla toda a população em situação de rua, especialmente aquela não vinculada aos serviços de assistência social.


Especialistas destacam que a subnotificação e a rotatividade dos registros dificultam a mensuração real do problema.

Anúncio


Segundo o OBPopRua, com base em dados de 2012 a 2021, Rio Branco possui 28 pessoas em situação de rua para cada 100 mil habitantes. A maior parte está na faixa etária entre 30 e 60 anos.


Na última quarta-feira, 16, durante a “Tribuna do Povo”, na Câmara Municipal de Rio Branco, que discutiu a possível realocação do Centro POP, o secretário municipal de Assistência Social João Marcos Luz, chamou atenção para o crescimento expressivo da população em situação de rua na capital.


“Este ano são 600 pessoas em situação de rua. Ou a gente entende o problema, ou vamos continuar jogando essas pessoas como miseráveis. Eles são pessoas como nós”, enfatizou o secretário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress