A comunidade católica realiza neste sábado (19), às 19h, a celebração da Vigília Pascal na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco. A missa é a única atividade prevista para este Sábado de Aleluia na programação da Semana Santa, e os fiéis são orientados a levar velas para participar do momento litúrgico.
De acordo com o reitor da catedral, padre Manoel Costa, o Sábado de Aleluia marca a vigília pascal, quando já é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.
“No sábado de Aleluia, o Sábado Santo, é o dia da vigília pascal. Esse já é um dia que nós celebramos a ressurreição do Senhor. Nesse dia, a celebração começa fora da igreja, em torno de um fogo que é aceso, onde o bispo abençoa e é aceso o círio pascal. Esse círio é a luz do Cristo que vence a escuridão da morte”, explicou.

Foto: Padre Manoel Costa, reitor da Catedral Nossa Senhora de Nazaré, em Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas
Durante a celebração deste sábado, a Catedral também realizará os sacramentos do batismo, da crisma e da primeira comunhão para adultos que ainda não os haviam recebido.
“Durante esta celebração, que é muito bonita, inclusive, tem o batismo, tem a confirmação, o crisma e a primeira comunhão daquelas pessoas adultas que ainda não são batizadas nem crismadas e nem que fizeram a primeira comunhão. Durante a celebração do Sábado Santo, eles receberão os sacramentos na catedral”, destacou o padre.
A Vigília Pascal é parte do tríduo pascal, que começa na quinta-feira santa e segue até o domingo de Páscoa. Segundo o sacerdote, esses três dias são vivenciados como se fossem um só, numa sequência de atos de grande importância para a fé cristã.