Foto: Whidy Melo
A Prefeitura de Rio Branco informou que a Estação de Tratamento de Água (ETA I) precisou interromper temporariamente a captação de água nesta sexta-feira (18) devido à grande quantidade de balseiros; troncos, galhos e outros materiais; que desce pelo Rio Acre.
Segundo a prefeitura, o acúmulo desse material compromete o funcionamento das bombas responsáveis pela captação. Além dos balseiros, os níveis elevados de turbidez da água têm dificultado o processo de tratamento, agravando a situação.
Como consequência, o abastecimento de água está suspenso nas regionais do Centro e Horto, que já estava sem fornecimento desde ontem, e Sobral.
Equipes técnicas da prefeitura estão mobilizadas para realizar a limpeza dos balseiros e restabelecer o fornecimento de água. No entanto, a forte correnteza do rio tem dificultado os serviços de remoção do material acumulado.
A prefeitura pediu compreensão da população, e garantiu que irá restabelecer o fornecimento de água o mais breve possível. Porém, não deu uma previsão para retomada do abastecimento.