Menu

Acre está entre os estados com piores índices de acessibilidade, diz IBGE

Bruna Giovanna/Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quinta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Acre está entre os estados com piores indicadores urbanos relacionados à mobilidade e acessibilidade. O levantamento faz parte do estudo “Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios”, que observou as condições das vias onde vivem 174,2 milhões de brasileiros em áreas urbanas.

No Acre, apenas 10,2% da população urbana reside em ruas com rampa para cadeirantes, percentual abaixo da média nacional, que é de 15,2%. O estado também apresenta um dos menores índices de calçadas sem obstáculos: só 5,6% da população mora em vias onde há calçamento acessível e livre de barreiras.

Anúncio

Outro dado que chama atenção é o da sinalização para bicicletas. No Acre, apenas 2,9% dos moradores vivem em locais com infraestrutura mínima voltada para ciclistas, como ciclovias ou ciclofaixas. Em comparação, Santa Catarina lidera com 5,2%, e a média nacional é de 1,9%.

Já a presença de calçadas ou passeios é um pouco mais expressiva no estado: 72% da população urbana vive em vias com algum tipo de calçamento. Ainda assim, o Acre continua abaixo da média do país, que é de 84%.

Segundo o IBGE, os quesitos observados nesta edição do Censo vão além da pavimentação das vias e incluem aspectos como drenagem, iluminação, sinalização e acessibilidade, compondo um retrato mais completo da qualidade de vida urbana no Brasil.

Cenário nacional

Os dados mostram que, apesar dos avanços, o Brasil ainda enfrenta desafios importantes na infraestrutura urbana. Cerca de 27 milhões de pessoas (16% da população) vivem em ruas sem calçadas, e 59 milhões (34%) residem em locais sem nenhuma árvore. Além disso, mais da metade dos municípios brasileiros (54,1%) não possui qualquer tipo de sinalização para bicicletas. No total, apenas 1,9% da população brasileira vive em vias com essa estrutura, o que, segundo o IBGE, confirma uma infraestrutura ainda voltada majoritariamente para veículos motorizados.

A pesquisa completa está disponível no portal do IBGE, além das plataformas SIDRA, Panorama do Censo e Plataforma Geográfica Interativa (PGI), que permitem a visualização dos dados por meio de mapas interativos.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.