A linha de ônibus 404, que faz o transporte coletivo para a região do bairro Calafate, em Rio Branco, volta a circular em seu trajeto original nesta quinta-feira (17). A decisão foi anunciada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), após reunião com representantes das comunidades atendidas pela linha.
O encontro ocorreu na sede da RBTrans nessa quarta-feira, 16, e contou com a presença de técnicos da autarquia e da empresa Ricco Transportes, responsável pela operação do transporte coletivo na capital.
A retomada do trajeto original ocorre após um período de alteração temporária, implementada em 14 de abril, em razão de problemas no pavimento nas imediações da Praça do Calafate.
Durante esse intervalo, a linha operou de forma circular, com ponto final no Centro da cidade, passando pelos bairros São Miguel, Aroeira, Ilson Ribeiro, Laélia Alcântara e Novo Calafate antes de retornar à área central sem refazer o percurso nos bairros.
Com a normalização do itinerário, a linha 404 volta a atender os bairros Novo Calafate, Laélia Alcântara, Ilson Ribeiro, Aroeira, São Miguel e a Praça do Calafate, tanto na ida quanto na volta ao Centro.
A manobra de retorno será feita na segunda rua após a Praça do Calafate, permitindo que os ônibus retornem pelo mesmo trajeto. A exceção será o ônibus articulado (modelo sanfonado), que continuará operando no formato circular.
Segundo o diretor de Transportes da RBTrans, Ney Oliveira, esse tipo de veículo não consegue realizar a manobra de ré na região da praça, o que inviabiliza o retorno pelo mesmo percurso.
“O ônibus articulado seguirá diretamente do Centro à Praça do Calafate e retornará ao Centro sem passar novamente pelos bairros. Ele será utilizado apenas nos horários de pico”, explicou.
Com informações da RBTrans