Categorias: Nacional

Gleisi parabeniza Motta e líderes por fim da greve de fome de Glauber

Por
Metropoles

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, parabenizou nesta quinta-feira o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após o acordo que levou ao fim da greve de fome do deputado Glauber Braga (PSol-RJ). A articuladora política do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva também agradeceu aos líderes do PT e do PSol, além de elogiar a deputada Samia Bomfim (PSol-SP), companheira do parlamentar.


“Feliz em saber que Glauber Braga passará a Páscoa em família. Agradeço e parabenizo o presidente Hugo Motta; o líder do PT, Lindbergh Farias; a líder do PSol, Talíria Petrone; e a companheira Samia Bomfim pelo diálogo estabelecido que garantiu prazo maior para Glauber exercer sua defesa na Câmara. Com isso, ele encerra a greve de fome e seguirá na luta por seu mandato. É assim que a democracia se fortalece, com luta, diálogo e respeito”, disse Gleisi.


Glauber anunciou no dia 9/4 que não se alimentaria ou deixaria o Congresso Nacional até o fim da análise da denúncia que pode levar à perda do seu mandato. Essa punição foi aprovada no Conselho de Ética da Câmara, mas ainda precisa ter recurso analisado na Comissão de Constituição e Justiça, para posteriormente o caso ser votado no plenário principal da Câmara.


Na tarde desta quinta-feira, Motta publicizou ter chegado a um acordo com os parlamentares do PSol, para acabar com a greve de fome. “Garanto que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar. Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, disse.


Pouco depois, Glauber anunciou o fim da greve de fome: “Estou suspendendo a greve de fome anunciada há nove dias. Essa suspensão (…) vem depois de um compromisso assumido pelo presidente da Câmara, após uma articulação de diversos parlamentares, Samia [Bomfim], Lindbergh [Farias] e Talíria [Petrone], e diversos outros”, comentou.


Compartilhe
Por
Metropoles