Foto: Anna Moneymaker/Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (17) que o governo norte-americano está conversando com a China sobre a questão das tarifas. Segundo Trump, o país asiático teria encontrado com os EUA para dialogar.
Em conversa com jornalistas na Casa Branca, o republicano disse acreditar que “nós faremos um acordo com a China”.
Trump se recusou a dizer se falou diretamente com o presidente chinês Xi Jinping, mas disse a repórteres que autoridades governamentais que se reportam a Xi entraram em contato “várias vezes”.
Questionado sobre um prazo para sair um acordo, Trump disse que os EUA teriam “muito tempo” para discutir, e que pode avançar com algo nas próximas três ou quatro semanas.
O presidente dos EUA indicou que não estaria mais inclinado a subir novamente as tarifas. Ademais, apontou que as tarifas americanas sobre produtos chineses podem não aumentar mais e podem até diminuir daqui pra frente.
O último movimento do governo norte-americano foi sinalizar que a cobrança sobre os produtos chineses pode chegar até 245%.
“Se as tarifas forem altas demais, as pessoas não vão comprar”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval.
O presidente dos EUA acrescentou que adiaria um acordo sobre o TikTok até que a questão comercial com a China fosse resolvida.