Foto: Jardy Lopes
O deputado estadual Tanízio Sá (MDB) em entrevista ao ac24horas Play destacou o legado de Antônio Lopes Aquino, o Toniquim, ícone do futebol acreano falecido nesta quarta (16). Em sua fala, o parlamentar relembrou sua relação com o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), destacou sua dedicação ao esporte por mais de 40 anos.
“Então, o Toniquim é uma pessoa que dispensa elogios e dispensa comentários. Depois da pandemia, o futebol do estado estava paralisado, sem ingressos, sem entradas, desmotivado e com poucos recursos na federação. No interior, uma parte das diversões é através do esporte. E aí eu tive a ideia de fazer uma audiência pública, convidei os presidentes de times, e ele também esteve lá com a gente”, explicou o deputado.
Tanízio contou que, a partir dessa audiência, iniciou um trabalho em prol do fortalecimento do futebol local. “Eu fui pra Brasília, criei uma frente parlamentar de futebol, fui pra Brasília e consegui um valor de R$ 2,7 milhões”, disse.
Com o investimento, Toniquim começou a se aproximar mais do parlamentar. “Ele me disse que, sem acreditar muito na questão política, começou a perceber que, quando se trabalha com seriedade, as coisas acontecem. Ele me chamava para todos os jogos, Copa do Brasil, inauguração da Arena. Ele reservava o camarote pra mim, mandava os ingressos”, lembrou.
A fala do deputado também trouxe um tom pessoal e afetuoso. “A última vez, eu brinquei com ele. Achava ele muito parecido com o meu pai”, disse.
Tanízio revelou ainda que Toniquim estava envolvido na organização de uma nova competição, abrangendo times do interior. “Estava planejando fazer uma Copa feminina e uma masculina, incluindo todos os times do interior. Foi um prazer, uma honra saber que um cara dedicou 40 anos da sua vida ao futebol acreano, deu um nome pro nosso esporte, colocou vários jogadores em evidência nacional. Foi presidente da CBF. Para nós é um orgulho. Um acreano como ele, do jeito que era, e deixou o seu legado aqui”, relatou.
Visivelmente emocionado, Tanízio destacou o legado e comentou sobre a pessoa de Toniquim.“Pra mim foi um grande prazer, uma grande honra. Hoje minha fala na Assembleia foi sobre a morte dele e, infelizmente, sobre o legado dele. Visitei a família, conversei, e me emocionei também hoje quando falei. Várias vezes, ao lembrar dele, me emociono. Um cidadão tão simples, mas com um coração tão grande e um compromisso tão enorme com o futebol”, encerrou.