Durante o velório de Antônio Aquino Lopes, o Toniquim, realizado nesta quarta-feira (16), em Rio Branco, membros da equipe de futebol amador “Jumbo” prestaram homenagens e relembraram momentos marcantes ao lado do ex-presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC).
Amigos de longa data descrevem Toniquim como um homem íntegro, apaixonado pelo esporte, que fazia questão de participar da tradicional “pelada de domingo” com os amigos. “Ele já fazia parte da pelada desde o tempo da Embrapa. Depois, foi a pedido dele que começamos a jogar na Federação. Era um espaço onde ele se sentia em casa”, contou Gilsomar Lopes, um dos integrantes do grupo.
Apesar dos mais de 70 anos, Toniquim ainda entrava em campo, respeitando suas limitações. “Era um exemplo. Jogava, participava da resenha, e sempre ficava depois da pelada, com o grupo. No último domingo, inclusive, ele ganhou a partida e ficou até mais tarde do que o habitual”, disse Gilsomar.
Para os amigos, a ausência de Antônio Aquino deixa um vazio difícil de preencher. “Vai ser complicado encarar os próximos domingos sem ele. Mas vamos tentar seguir em frente, lembrando tudo o que ele nos ensinou”, concluiu.
Durante todo o dia, o estádio Antônio Aquino Lopes, onde o corpo está sendo velado, recebeu homenagens de amigos, familiares e admiradores. Coroas de flores enviadas por federações de futebol e também por instituições tomam o espaço, simbolizando o reconhecimento ao legado deixado por Toniquim no esporte brasileiro.