Menu

Após denúncia de Edvaldo, escolas do Jordão resolvem problema e aulas voltam

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após denúncia feita pelo deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) sobre a falta de combustível para o transporte escolar, fator que impedia o início do ano letivo em escolas estaduais do município de Jordão, o problema foi solucionado. As aulas, que estavam suspensas em 11 das 14 unidades da rede estadual devem começar na próxima segunda-feira, 21.


A situação havia sido denunciada por Magalhães na terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Segundo o parlamentar, o problema estava relacionado ao atraso no pagamento de contratos por parte da Secretaria de Estado de Educação, o que impedia o abastecimento das embarcações utilizadas para transportar os alunos nas áreas rurais e ribeirinhas do município.


“Perder um mês de aula é algo praticamente irrecuperável. Ainda mais num calendário escolar diferenciado, como é o caso dos municípios isolados, que seguem o calendário rural. Essa perda compromete todo o ano letivo”, alertou o deputado, ao pedir providências urgentes da secretaria.

Publicidade


Magalhães destacou ainda que a paralisação afetava diretamente a maioria dos estudantes da rede estadual em Jordão e criticou a demora na solução do problema.


Após a repercussão do caso, a Secretaria de Educação (SEE) liberou o combustível necessário para abastecer as embarcações. A diretora da Escola Zaida de Melo Freire Viana, Leila Maria Figueiredo, confirmou a normalização da situação.


“A questão do transporte foi resolvida. A Secretaria já liberou o combustível para abastecer os barqueiros, para que a gente possa dar início ao ano letivo. Graças a Deus que foi resolvido, tá, minha gente? A nossa aula não vai ser comprometida mais e a gente vai iniciar o ano letivo”, afirmou a gestora.


Ainda segundo ela, o início das aulas está confirmado para a próxima segunda-feira. “Como amanhã é feriado, na segunda-feira as aulas iniciam. Fiquem tranquilos que na segunda-feira vai iniciar normalmente o ano letivo. Alguns professores estão em formação, mas já estão se deslocando para a zona rural”, garantiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress