Foto: David Medeiros
Com termômetros marcando 33°C e sensação térmica de 37°C nesta terça-feira (15), os moradores de Rio Branco enfrentaram uma tarde de muito calor. O repórter do ac24horas play, David Medeiros, foi às ruas do centro da capital acreana para ouvir a população sobre como estão lidando com as altas temperaturas, que devem continuar nos próximos dias.
Na Praça da Revolução e na Praça do Relógio, muitos reforçaram a importância de se manter hidratado. “É água, né? Tô eu com ela aqui, H2O. Pra hidratar e refrescar esse calorão”, comentou uma das frequentadoras da praça. Outro entrevistado reforçou: “Muito quente, muito quente mesmo. Só uma aguinha de coco pra refrescar a gente, porque o negócio é sério”.
Segundo Davi Friale, não há previsão de friagem até pelo menos o dia 20 de abril. “Vai continuar quente, pelo menos até o dia 20. O calor e as chuvas pontuais vão seguir. Quando eu falo em chuva pontual, é aquela que ocorre num bairro e noutro não. Não é chuva geral”, explicou Friale durante entrevista.
Apesar do calor, o tradicional tacacá, prato típico da região Norte, continua sendo consumido, mas com moderação. “Esse horário não, só a noitinha, depois das 18h”, comentou uma passante.
Durante a reportagem, o repórter também relatou a presença constante de pessoas em situação de rua pedindo ajuda no centro da cidade. Uma dessas pessoas, segundo ele, contou viver há mais de 25 anos em situação de dependência química. A cena chama atenção para a urgência de políticas públicas efetivas de assistência, como a melhoria do Centro POP, tema que vem sendo discutido nos últimos dias.
Mesmo com o calor intenso, a movimentação na região central seguiu durante toda a tarde. “Aqui no centro, ainda temos esse clima bem ventilado. A fonte ainda não está funcionando, mas seria bom, porque se tivesse, acho que quem cairia nela seria eu mesmo”, brincou o repórter.
A recomendação principal para os próximos dias segue sendo clara: beba bastante água e, se possível, evite exposição prolongada ao sol.