Categorias: AmazonasRegião Norte

Rodoviários cruzam os braços em Manaus; greve afeta circulação de ônibus

Por
Terezinha Moreira

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Manaus anunciou uma paralisação do transporte coletivo para esta terça-feira (15). A categoria reivindica reajuste salarial e a permanência dos cobradores nos ônibus da capital amazonense.


O presidente do sindicato, Givancir Oliveira, confirmou a greve e reforçou o apoio aos cobradores. Em uma publicação nas redes sociais, ele afirmou: “Vamos lutar até o fim por vocês, cobradores rodoviários”. A mobilização ganhou força após funcionários da empresa Via Verde protestarem em frente à Câmara Municipal de Manaus (CMM), criticando a retirada de cadeiras destinadas aos cobradores em novos ônibus entregues à população.


Apesar do anúncio da greve, uma decisão liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, obtida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), determina a manutenção de parte da frota em circulação. Segundo a liminar, 70% dos ônibus devem operar nos horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h) e 50% nos demais períodos. Em caso de descumprimento, a multa estabelecida é de R$ 60 mil por hora.


O impasse entre trabalhadores e empresas segue sem acordo definitivo, e a população deve se preparar para possíveis atrasos e redução no serviço de transporte ao longo do dia.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira