As estruturas metálicas que irão compor a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xapuri já chegaram ao município e devem ser instaladas ainda neste verão, informou o Serviço de Saneamento de Água e Saneamento (Saneacre), nesta terça-feira, 15.
Segundo a autarquia, a ETA terá capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo e representa um marco significativo para a melhoria do abastecimento de água na cidade. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão.
A nova estrutura tem como objetivo garantir mais segurança e regularidade no fornecimento de água para a população de Xapuri, especialmente em períodos de maior consumo.
A conquista foi viabilizada pelo Saneacre com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que atuou na recuperação de recursos oriundos de parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Segundo o órgão, além da construção da nova ETA, foi implantado no município cerca de dois mil metros de rede de água na Comunidade Jequiá, na zona rural, beneficiando 165 famílias, com apoio da Prefeitura de Xapuri.
Também foi realizada a substituição de tubulação no bairro Cerâmica, melhorando a pressão da água e atendendo mais de 150 famílias.