Menu

Rio Branco - Acre, Domingo, 27 de abril de 2025 - 3:20

Edvaldo denuncia que 11 escolas estão com ano letivo paralisado no Jordão

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) usou a tribuna Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira, 15, para denunciar um grave problema enfrentado pelos estudantes do município de Jordão: 11 das 14 escolas da rede estadual estão com o ano letivo paralisado por falta de transporte escolar.


O parlamentar convidou os colegas a refletirem sobre o impacto da situação, sugerindo que, se algo semelhante acontecesse em Rio Branco, a comoção seria imediata. “Imaginem se o Colégio Acreano, o CERB ou a maior escola do Tucumã não tivessem iniciado as aulas por semanas, por falta de decisão da Secretaria de Educação. O que aconteceria? A imprensa estaria noticiando, as galerias estariam lotadas de pais, e os deputados seriam cobrados nas redes sociais”, argumentou.


Segundo o deputado, a situação em Jordão é crítica: há dois contratos de transporte escolar no município — um para atender 3 escolas e outro, 11. As aulas nas 11 escolas permanecem suspensas desde o início do calendário escolar, e não há previsão de retorno ainda em abril. O motivo: atraso nos pagamentos pela Secretaria de Estado de Educação, o que inviabiliza o abastecimento dos veículos.

Publicidade


“Perder um mês de aula é algo praticamente irrecuperável. Ainda mais num calendário escolar diferenciado, como é o caso dos municípios isolados, que seguem o calendário rural. Essa perda compromete todo o ano letivo”, alertou.


O oposicionista reforçou que sua fala tem o caráter de denúncia e protesto, com base em informações recebidas de alunos, professores e até integrantes do próprio governo local, que temem se identificar. “Se esse problema estivesse acontecendo em um grande centro, a pressão já teria resolvido. Mas como é no Jordão, parece que é menos importante. Isso não pode continuar assim”, complementou.


Magalhães cobrou ação imediata da Secretaria de Educação para quitar os débitos e garantir que o transporte escolar seja retomado o quanto antes, assegurando o direito à educação para os estudantes da região.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress